A Prefeitura de Frutal intensificou, neste início de ano, as estratégias para conter a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além das tradicionais visitas domiciliares realizadas por agentes da Secretaria Municipal de Saúde, uma parceria inovadora com a empresa Agrovoo está levando tecnologia de ponta ao combate: drones de pulverização agrícola estão sendo utilizados para atingir focos do mosquito em áreas de difícil acesso e zonas de risco.
Um dos pontos críticos que demandam atenção é o depósito municipal de veículos apreendidos, tanto na zona urbana quanto nas rodovias da região. O local, que acumula carros, motos e caminhões, é propício para a formação de focos do mosquito devido a possíveis acúmulos de água em pneus, peças e estruturas abandonadas. “Essas áreas são prioridade em nossa operação, pois concentram riscos elevados. A tecnologia dos drones permite uma ação rápida e precisa”, explicou o prefeito Bruno Augusto.
A iniciativa integra o plano municipal de enfrentamento às arboviroses, que registrou aumento de casos nas últimas semanas. A população também é orientada a colaborar, evitando o acúmulo de água parada em recipientes e comunicando possíveis focos às autoridades.