A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, e a Defesa Civil instalaram uma nova estação meteorológica automática no município. Instalado nas dependências do Corpo de Bombeiros, o equipamento será essencial para o monitoramento contínuo das condições climáticas, proporcionando maior segurança ao município.
O principal objetivo da aquisição é monitorar o volume de chuvas, permitindo identificar áreas de risco de deslizamentos e adotar medidas preventivas. Além disso, a estação gera relatórios com gráficos detalhados, facilitando a análise e comprovação de eventos climáticos extremos, como vendavais, e auxiliando na solicitação de apoio a órgãos superiores em situações de emergência.
Equipada com a tecnologia Plugfield , a estação integra sensores avançados que captam dados como volume de chuvas, umidade relativa do ar, velocidade do vento, entre outros indicadores meteorológicos.
O sistema transmite dados em tempo real via Wi-Fi. Em caso de queda de energia ou ausência de internet, as informações podem ser acessadas via Bluetooth, garantindo o funcionamento mesmo em cenários críticos. A plataforma também permite integração com aplicativos móveis, oferecendo acesso rápido e compartilhamento eficiente dos dados coletados.
De acordo com Arthur Queiroz também foi instalado um moderno sistema na sede da Defesa Civil. “Aqui, instalamos duas televisões e ficamos conectados 24 horas por dia com os radares meteorológicos do INPE e de outros institutos meteorológicos. Um monitoramento que serve tanto para indicar a chegada de possíveis chuvas e temporais como também mostra quais áreas estão mais propensas a registrarem queimadas no período da seca. Ou seja, uma ferramenta bastante completa que vai ajudar muito a Defesa Civil a se antecipar aos problemas causados pelas intempéries climáticas que estão se tornando cada vez mais comuns na nossa região”, finaliza o integrante da Defesa Civil.