O Hospital Frei Gabriel recebeu nesta terça-feira a visita de uma comitiva composta por professores da Universidade Federal de Uberlândia e de lideranças políticas da cidade de Ituiutaba.
O objetivo do encontro foi discutir a formalização de um convênio para que o Frei Gabriel se torne campo de estágio para os estudantes do novo curso de medicina da UFU que funcionará no campus de Ituiutaba, cujas atividades estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2026.
De acordo com Marco Sávio, diretor de avaliação institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a visita consistiu em conhecer as instalações do hospital e apresentar uma minuta de termo de cooperação ao prefeito Bruno Augusto e à direção do Frei Gabriel. “O objeto da nossa visita, além de conhecer as instalações, é tratar de um possível convênio para que o hospital seja usado como campo de estágio para os nossos futuros estudantes de medicina”, explicou o diretor.






A parceria é descrita como fundamental para a formação dos acadêmicos e estratégica para a região. “Qualquer curso de medicina precisa desse campo de estágio. Ele é fundamental”, ressaltou Sávio. Ele destacou que, como universidade federal, o curso tem a missão de reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS) e, para isso, depende da utilização da rede hospitalar disponível.
A seleção dos alunos será feita por meio de uma mescla
O curso de medicina do campus de Ituiutaba terá, inicialmente, 60 vagas anuais, sendo 30 por semestre. A seleção dos alunos será feita por meio de uma mescla entre o vestibular tradicional da UFU e as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A projeção, após a consolidação do curso em seis anos, é de dobrar o número de vagas oferecidas.
A iniciativa representa oportunidade
A iniciativa representa uma nova oportunidade de formação superior na região, fomentando o interesse pela carreira médica entre os jovens locais e fortalecendo a infraestrutura de saúde pública no interior de Minas Gerais.
O diretor da UFU projetou a cooperação como uma situação de “ganha-ganha”. A universidade garante a estrutura prática necessária para a qualificação dos futuros médicos, enquanto o município e o hospital seriam beneficiados pela presença de residentes e estudantes, que trariam novos dinamismos à unidade. “A ideia é formar médicos na região para que eles trabalhem na região”, afirmou Sávio, expressando a expectativa de que os egressos possam vir a atuar em Frutal no futuro.
Além disso, a oficialização do hospital como campo de estágio – um “hospital-escola” – abriria portas para investimentos dos Ministérios da Saúde e da Educação no local.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Frei Gabriel









