Comitê de enfrentamento ao Aedes aegypti avalia ações bem-sucedidas e planeja 2026

Um balanço positivo das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti marcou a reunião do comitê de enfrentamento realizada na manhã desta terça-feira, na diretoria …

Um balanço positivo das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti marcou a reunião do comitê de enfrentamento realizada na manhã desta terça-feira, na diretoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O encontro, serviu para avaliar os resultados das mobilizações do final de 2025 e traçar as diretrizes para as atividades do ano de 2026.

Os dados apresentados evidenciam uma redução expressiva nos casos de dengue na região. Enquanto em janeiro de 2025 as notificações de casos suspeitos se aproximavam da marca de 900, no mesmo período de 2026 foram registrados apenas 13 casos suspeitos. A drástica queda, superior a 98%, é atribuída diretamente ao sucesso das campanhas de prevenção e mobilização realizadas no quarto trimestre do ano anterior.

Apesar dos índices animadores, os participantes reforçaram a necessidade de manter e intensificar as ações preventivas. O comitê destacou a importância da participação contínua dos membros representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Controle de Endemias e da Defesa Civil no planejamento estratégico.

O foco do encontro foi, portanto, duplo: consolidar as estratégias que se mostraram eficazes e desenhar um novo ciclo de atividades para 2026, visando evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya durante os períodos de maior incidência. As propostas discutidas serão detalhadas em um plano de ação a ser divulgado nas próximas semanas.

Subscribe to Our Newsletter

Keep in touch with our news & offers

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Share the post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *