Em mais uma tentativa de conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti no município, o Comitê Municipal de combate às arboviroses, realizou uma reunião em uma das salas da UEMG, Unidade Frutal, na sexta-feira, dia 06 de fevereiro.
Desta vez, o encontro contou com a participação de inúmeros representantes de Secretarias Municipais, Atenção Primária, Núcleo de Endemias, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Farmácia e Laboratório municipais, Defesa Civil, Procuradoria do município e Hospital Frei Gabriel.
Conforme destacou o presidente do Comitê, Jovino Adriano, o objetivo desta vez foi apresentar apresente o Plano de Contingência para o controle e combate à dengue ao longo de 2026.
“Foi uma reunião muito proveitosa, porque além da presença maciça dos órgãos representativos, tivemos a exposição de novas ideias e estratégias para reforçar ainda mais o controle e o combate do mosquito vetor da dengue, Chikungunya e zika virus”, destacou Jovino.
Na oportunidade, a enfermeira do setor de Epidemiologia, Ana Catarina Silva Oliveira Clemente, apresentou o atual cenário epidemiológico do município que já registrou somente no início deste ano 28 casos notificados, quatro casos positivos e uma morte suspeita por dengue.
“Temos um plano de contingência que precisa ser trabalhado e colocado em prática e nesta reunião ficou evidenciado o que cada Secretaria e órgão deverá fazer para evitar a proliferação do Aedes”, afirmou.
Ainda segundo o presidente do Comitê, não adianta o município se mobilizar, elaborar diversas ações de combate se a população não colaborar. “Todos os nossos esforços serão em vão, a dengue, assim como os óbitos são evitáveis e uma das formas é justamente eliminando dentro de casa a água parada”, alertou.
Como estratégia de combate, o Núcleo de Endemias já está organizando o retorno das palestras educacionais nas escolas e no dia 28 de fevereiro, deverá ser realizado um novo Dia D de mobilização contra a dengue.